terça-feira, 28 de maio de 2013

                                              A BABILÔNIA DE HOJE

De acordo com o Novo Testamento, muito breve o juízo de Deus vai ser derramado sobre um lugar chamado de “Babilônia”. Será um juízo de enormes proporções e terá efeitos catastróficos que impactarão o mundo todo. Nosso Senhor Jesus deu um aviso muito específico para o Seu povo sobre este evento. Ele nos instruiu para “sair” do lugar chamado Babilônia.
Há duas razões para Ele ordenar este êxodo. A primeira é para que nós não sejamos enlaçados pelos seus maus caminhos. A segunda é para que quando Seu juízo vier, não soframos juntamente com aqueles que Ele está julgando. Ele diz: “Saí dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e incorras nas suas pragas” Apocalipse 18.4
Portanto, é essencial para todo o povo de Deus entender claramente o que é e onde fica esta “Babilônia”. Equipados com este entendimento, podemos então fazer as escolhas necessárias, a fim de conformar as nossas vidas a Sua vontade e evitar o sofrimento e a perda que poderíamos experimentar.
Com este sério aviso em mente, iremos agora fazer uma investigação escriturística a respeito do local e da identidade da Babilônia do livro de Apocalipse. Embora o antigo império e a cidade de Babilônia sejam mencionados no Velho Testamento muitas vezes, nosso estudo aqui irá se concentrar nas palavras do Novo Testamento. É aqui no livro de Apocalipse que encontramos a profética revelação final a respeito desta entidade.
Não há dúvida de que o registro do Velho Testamento terá algum peso em nossa discussão, mas não formará a maior parte dela. A razão para isto é que no tempo em que as profecias do Velho Testamento foram escritas, havia um lugar real no Oriente Médio chamado de Babilônia, e muitas dessas profecias a respeito dela já se cumpriram, ou pelo menos parcialmente. Por isso é muito difícil distinguir qual parte da passagem ou do versículo se refere ao passado e qual se refere ao futuro.
De fato, existe até mesmo uma cidade nos dias de hoje chamada de Babilônia. Está localizada no país que é atualmente conhecido como Iraque. Embora em tempos recentes Saddam Husseim tenha feito algum esforço para reconstruir a antiga glória daquela cidade, foi uma tentativa fraca, e a cidade em si não possui expressão social e econômica. Em nossa investigação presente iremos focar nossa atenção nos capítulos 17 e 18 (juntamente com os primeiros versículos do capítulo 19) no livro do Apocalipse, os quais fazem referência ao assunto proposto. Podemos estar certos de que toda esta visão profética se refere à Babilônia do fim dos tempos.
Algumas vezes, compreender as profecias dos últimos tempos pode ser uma proposição muito difícil. Geralmente, as palavras escritas estão desenhando quadros e figuras que têm um significado específico, mas que pode ser de difícil interpretação. A fim de minimizar este problema, não iremos muito longe, em nossa inquirição, numa tentativa de divinizar o significado de frases ou palavras obscuras. Tentaremos confinar nossa discussão a partes desta visão que são simples e fácil compreensão.
Uma coisa que poderia possivelmente ofuscar a compreensão do leitor desta revelação são idéias pré-concebidas. Por exemplo, muitos crentes podem analisar este assunto a partir de interpretações que receberam de ensinamentos anteriores. Um bom número deles pode não ter examinado essas coisas por eles mesmos, mas apenas têm se baseado sua compreensão em outros estudiosos. Se o leitor tiver essas idéias pré-concebidas, pode ser muito difícil que até mesmo as mais claras e simples palavras bíblicas tenham o impacto apropriado.
Portanto, gostaria de sensibilizar todos os leitores para que façam uma abordagem desta matéria com uma mente aberta, a fim de receber um entendimento novo. Como previamente foi dito, tentaremos nos concentrar naquelas partes da revelação bíblica que são mais claras e não exigem muito de “revelação” ou interpretação.
Contudo, como é comum às discussões sobre as profecias dos tempos finais, haverá momentos quando irei me engajar em alguma especulação ou extrapolação. Mas quando assim eu o fizer, tentarei indicar claramente que estou dando uma opinião ou teoria. Quando eu usar palavras tais como: “poderia ser” ou “possivelmente”, por exemplo, o leitor deve entender que existe um grau de especulação sendo expressa. Antes de prosseguirmos, por favor, leia você mesmo os capítulos 17 e 18 de Apocalipse




















Nenhum comentário:

Postar um comentário